Estratégia correta: estes 6 passos farão seu negócio prosperar em 2020

Estratégia correta: estes 6 passos farão seu negócio prosperar em 2020
03/02/2020

 

(Fonte: revistapegn.globo.com)

Todo começo de ano segue o mesmo movimento: pessoas e negócios elaboram suas resoluções. A dificuldade está em desenhar a estratégia correta para colocar esses planos em prática e realmente prosperar.

David Finkel, autor do livro “A Fórmula da Liberdade” (“The Freedom Formula”), reuniu os conselhos de diversos especialistas em negócios no tema. Em artigo para o site americano Inc., Finkel elencou seis reflexões para você e seu empreendimento definirem resoluções de maneira correta e prosperar em 2020.

Veja quais são os 6 passos para seu negócio prosperar em 2020:

1 – Pense na promessa que você teria feito
Marshal Goldsmith, autor do livro “O que fez você chegar até aqui não o levará até lá” (What Got You Here, Won't Get You There), propõe um exercício para definir qual será sua resolução para 2020.

Imagine que você tenha passado dessa para uma melhor, mas tenha o dom de falar com sua versão que está, agora, lendo este texto. Qual meta você sugeriria? É esta resolução que você deve seguir.

2 – Faça uma promessa em que você realmente acredita
Não se atente a resoluções que parecem ser verdade, mas sim às metas que você realmente acredita que podem acontecer na sua empresa.

Pare de escrever as promessas que todos escrevem e dedique algum tempo para analisar aquilo que realmente pode funcionar para sua empresa, aconselha o autor Andy Andrews, de “O fundo da piscina” (“The Bottom of the Pool”).

3 – Foque
Você pode ter diversas resoluções para sua empresa em 2020, mas Finkel afirma que é preciso ter foco.

Qual o maior gargalo para seu negócio em 2020? Como você pode investir o melhor tempo, talento e atenção para que esse único fator limitante suma? Tomar essa decisão, segundo ele, será a principal alavanca de prosperidade para seu negócio neste ano.

4 – Entenda sua maior oportunidade e seu maior risco
Você pode precisar da ajuda de um advogado ou de um consultor financeiro, mas entenda bem qual a principal oportunidade e o principal risco da sua resolução para 2020.

Unindo suas percepções às de especialistas, você consegue entender quão crucial uma meta pode ser para o sucesso – mas também o tamanho da armadilha em que pode estar se metendo.

“Você pode ser o último a perceber um aspecto óbvio”, afirma Alan Gassman, coautor do livro “Aumente sua Prática Médica e Consiga sua Vida de Volta" (“Grow Your Medical Practice and Get Your Life Back”).

5 – Faça sua meta ser entendida por todos
Sua resolução de ano novo na empresa não deve guardada apenas para você. Garanta que todos na sua companhia, dos sócios aos estagiários, entendam o que a meta de crescimento significará para eles pessoalmente. Quando todos estão torcendo para a prosperidade, a mágica acontece, segundo o autor do livro “Os reinventores” (“The Reinventors”), Jason Jennings.

6 – Dedique um tempo para as finanças
Metas só se concretizam de verdade em um negócio se os números estão alinhados com ela. Separe 30 minutos por semana ou por mês, dependendo do tamanho do seu negócio, para passar um tempo com as finanças da sua empresa. Entenda como seu negócio ganha dinheiro, como ele se distribui pela empresa e quanto acaba no seu bolso.

David Blain, autor do livro “Invista na sua vida, não só no seu portfólio” (“Invest in Your Life, Not Just Your Portfolio”), afirma que é preciso entender os principais indicadores do seu negócio (ou KPIs) e ficar de olho quando eles não seguem o caminho desejado.