Diversidade: 3 dicas para contratar, reter e valorizar profissionais

Em 03/08/2020
Diversidade: 3 dicas para contratar, reter e valorizar profissionais


(Fonte: revistapegn.globo.com)


Estudos mostram que a diversidade colabora não apenas para a construção de uma cultura plural em uma empresa, mas também ajuda nos resultados financeiros e nas taxas de inovação.


Com o recente crescimento do movimento Black Lives Matter, muitas empresas passaram a olhar para o próprio quadro de funcionários para identificar falhas na criação e na manutenção da diversidade.

A Inc. conversou com algumas empresas que zelam por manter um quadro diverso de colaboradores e adotam isso como um dos critérios para contratação e gerenciamento de pessoas. Estes exemplos mostram as vantagens de "sair da bolha" e trazer olhares diferentes e heterogêneos para uma equipe. Confira:


Sentimento de pertencimento
A empresa Affinity, sediada em São Francisco, acredita que mais do que contratar, é importante fazer com que essas pessoas queiram permanecer na sua companhia.
Para isso, eles realizam sessões mensais para que os funcionários possam falar o que estão pensando. A participação é voluntária, mas é incentivada.


Nas reuniões que aconteciam presencialmente, antes da pandemia, os funcionários podiam falar sobre diversos tópicos, estimulados por uma dinâmica criada pela empresa. Alguns abordavam quando eles se sentiram discriminados, por exemplo, ou como responderam a piadas depreciativas que os deixaram desconfortáveis.


À distância, esse contato ficou mais complicado, mas a Affinity tem utilizado a ferramenta Slack para promover uma ação chamada de “vamos falar sobre isso”, na qual os funcionários discutem tópicos como o próprio Black Lives Matter e publicam materiais de leitura sobre antirracismo e como os funcionários brancos podem ser aliados dos colegas negros.


Cuidado com as mensagens

De acordo com a empresa de inclusão de talentos Service Titan, descrições de cargos com termos como "ninja codificador" ou "estrela do rock", por exemplo, podem parecer divertidas, mas podem inconscientemente comunicar um desejo de contratar um homem.


Como forma de minimizar essas impressões, a empresa sugere que mulheres, negros e profissionais que pertençam a outros grupos de minorias analisem as descrições de cargos.
Além disso, é importante que o time de contratação seja diverso, com representantes de diversos grupos diferentes.

Não tenha medo de repensar os critérios de contratação
A empresa de hipotecas digitais Better.com reduziu a importância de currículos em alguns cargos – e eliminou completamente em outros. Em vez disso, passaram a aplicar testes cognitivos que avaliam as habilidades necessárias para a posição.


Entrevistas para cargos como vendas e atendimento ao cliente envolvem simulações de chamadas telefônicas. Os candidatos são informados com antecedência, o que dá aos que não têm experiência na função - ou aos que não têm amigos e familiares que trabalharam em posições semelhantes - a oportunidade de se prepararem.

E isso continua depois da contratação: o desempenho dos funcionários é medido através de métricas objetivas.

A empresa ressalta que a diversidade não pode ser encarada como um projeto – para dar certo, precisa fazer parte da cultura do seu negócio.